Raul Solnado - Uma Balada na Praia dos Cães





Eu não era para falar sobre o desaparecimento de Raul Solnado , mas tenho um defeito não consigo ficar calado!!!!
Depois de pesquisar pela net cheguei a um beco sem saída !!!!
Não existe qualquer referência em sites públicos ( do Estado ) sobre o desaparecimento físico de Solnado!
Nem no site Min.da Cultura, no Icam , na Cinemateca , pelo que consegui pesquisar não existe qualquer referência sobre a sua morte!!!!
Estranho no mínimo , acho eu !!!! E o mais estranho foi o Min.dos Negócios Estrangeiros ter representado o governo , porque será????
O Ministro da Cultura deve ter a sua agenda preenchida com os eventos cor de rosa , porque não foi o ministro da cultura? porque não foi a secretária de estado da cultura? porque não compareceu alguém do gabinete do ministro???
Assim vê-se claramente como vai a nossa cultura snob , com um ministro snob , nas festinhas cor de rosa e um gabinete completamente a leste da cultura!!
Agora vamos ver se Solnado têm direito por direito próprio a um lugar no Panteão Nacional , ou se calhar é preciso fazer um referendo !!!!!!
Enfim , que descanse em paz e Faz o Favor de Continuar Feliz!!!!!

Fica aqui uma breve sinopse do grande filme de José Fonseca e Costa A Balada da Praia dos Cães uma adaptação do conto de José Cardoso Pires num dos memoráveis papéis de Solnado tenham em atenção aos prémios que o filme obteve , se isto não é merecedor não sei o que será!!!!

A Balada da Praia dos Cães
de José Fonseca e Costa


com Patrick Bauchau – voz: Mário Viegas (Capitão Dantas), Assumpta Serna – voz: Paula Guedes (Mena de Ataíde), Raul Solnado (Inspector Elias), Sergi Matteu – voz: José Jorge Duarte (Arquitecto Fontenova), Carmen Dolores (D. Otília de Ataíde), Pedro Efe (Cabo Barroca), Mario Pardo – voz: António Feio (Roque) e Henrique Viana (Otero).

Sinopse:

Em Portugal, no início dos anos 60, aparece na Praia dos Cães o cadáver de um homem brutalmente assassinado. Posteriormente é identificado como sendo o capitâo Luís Dantas, um revolucionário evadido, juntamente com outros, da prisão militar do Forte de Elvas.

O inspector Elias, um homem solitário, crê que pode tratar-se de um ajuste de contas por questões políticas. À medida que avançam as investigações. Elias vai construindo uma violenta relação amorosa entre uma bela jovem, Mena, e os foragidos.

Observações:

Adaptação do romance homónimo da autoria de José Cardoso Pires. Estreou comercialmente nos cinemas Castil, Nimas e Star, em 12 de Março de 1987.

""Balada da Praia dos Cães" é um filme que há que realçar pelo extremo apuro profissional do que lá ocorre (fotografia, cenografia, actores, realização). (...) É o melhor que a vertente "industrial" do cinema português produziu nos últimos anos."

Jorge Leitão de Ramos, in Dicionário do Cinema Português, ed. Caminho.

Prémios e Festivais:

Pémio da Melhor Interpretação Feminina - Assumpta Serna, no Imagific, Madrid, em 1987

Grande Prémio do IPC-Instituto Português de Cinema em 1987

Se7es de Ouro à Melhor Realização, Melhor Fotografia - Acácio de Almeida,MELHOR INTERPRETAÇÃO MASCULINA - RAUL SOLNADO (considerado, pela crítica em geral, como o melhor trabalho deste actor no cinema), e Melhor Interpretação Feminina - Carmen Dolores

Comentários

Anónimo disse…
R.I.P. el Gran Raúl Solnado
Anónimo disse…
La bellísima Assumpta Serna, Facebooker.

Mensagens populares deste blogue

Novo site Paradoxon Produções (divulgação)

Juri Arouca Film Festival 2009