THE WOLF MAN (1941)







THE WOLF MAN (1941 )
" Licantropia : Uma doença mental na qual seres humanos imaginam ser homens-lobo.
Segundo uma velha lenda , as vítimas assumem características físicas do animal. Numa aldeia vizinha ao castelo Talbot , afirmam ter tido experiências com esta criatura sobrenatural. O sinal do homem-lobo é uma estrela de cinco pontas , um pentagrama , cercando um lobo que salta. "
Este é o inicio deste grande clássico do cinema The Wolf Man.
Os lobisomens foram criaturas que tiveram bem menos atenção no cinema que os vampiros e outros monstros , talvez pelo facto da complexa maquilhagem exigida e efeitos especiais que envolviam altos custos e tempo de preparação. E , apesar dos outros monstros sagrados do terror desfilarem durante toda a era do cinema mudo , o primeiro filme apropriado de lobisomen só foi realizado em 1935 pela UNIVERSAL com O LOBISOMEN DE LONDRES. Entretanto , a necessidade do monstro como personagem principal ser simultaneamente simpático e ameaçador ao público , acabou trazendo dificuldades e juntamente com a actuação irregular de HENRY HULL como lobisomen , esse filme acabou sendo um fracasso de bilheteira.
Como todos os filmes da UNIVERSAL das décadas de 30 e 40 , O LOBISOMEN DE LONDRES é divertido de se assistir , mas bem abaixo das outras produções da época. Somente em 1941 , a UNIVERSAL tentou novamente com esse tipo de monstro , e produziu O LOBISOMEN ( THE WOLF MAN ) , que originalmente se chamaria " DESTINY " , e foi um grande sucesso , tornando-se um clássico da filmografia de terror e sendo o principal filme de lobisomen do género. Acabou sendo a última grande criação da UNIVERSAL , que se juntou aos já consagrados monstros com DRÁCULA , FRANKENSTEIN , A MÚMIA , e o HOMEM INVISÍVEL.
THE WOLF MAN interpretado brilhantemente pelo actor LON CHANEY JR. , filho de LON CHANEY grande artista do cinema mudo e astro de clássicos como O CORCUNDA DE NOTREDAME (1923) , O FANTASMA DA ÓPERA (1925) e LONDON AFTER MIDNIGHT (1927).
O papel de THE WOLF MAN solidificou LON CHANEY JR. tornando-o também num dos mais importantes actores do Horror e o impulsionou para a sua participação em diversos outros filmes posteriores do cinema fantástico , geralmente interpretando monstros ou cientistas loucos.
De referir o eficiente trabalho realizado no argumento do filme pelo prestigiado escritor CURT SIODMAK , num belo trabalho de uso de antigos mitos e folclores, o filme contou com impressionantes cenários com castelos góticos e sequências filmadas à noite em florestas com espessas e intensas névoas , misturadas com árvores fantasmagóricas.
Também outro aspecto de extrema importância no filme é a maquialhagem numa criatura mista de homem e lobo trabalho esse efectuado por JACK PIERCE maquilhador principal da UNIVERSAL responsável também por outros monstros sagrados do Horror como FRANKENSTEIN e a MÚMIA.
A história deste clássico começa com a chegada de Larry Talbot ( CHANEY ) , um jovem estudante que regressa á sua cidade natal no ancestral castelo de sua família , após muitos anos ter estado distante. Num passeio nocturno de lua cheia ele vê um lobo matar uma mulher e ao tentar salvá-la acaba matando o animal com a sua bengala com a ponta de prata e sendo mordido pela criatura.(personagem interpretada por BELA LUGOSI o cigano que é um lobisomen).
A maldição começa a manifestar-se , e esta manifesta-se através de um pentagrama numa visão de quem será a próxima vítima.
THE WOLF MAN é o principal filme desse instigante personagem do Horror e que marcou intensamente a sua grande importância na galeria das grandes obras cinematográficas deste género.
Eu pessoalmente acho este filme um filme que marcou os clássicos do cinema de Horror na década de 40 e criou uma série de personagens que ficaram na história do cinema , e que mais tarde veio influenciar jovens realizadores.
Sou fã inconturnável deste filme e deste género de cinema clássico da década de 40 e Lon Chaney Jr ficará sempre na galeria de glória do cinema clássico.
Vejam ou revejam este filme , já não se fazem filmes assim , enfim ainda temos os clássicos !
THE WOLF MAN ( EUA , UNIVERSAL , 1941 - PRETO E BRANCO , 70 MINUTOS)
REALIZAÇÃO: GEORGE WAGGNER
ARGUMENTO: CURT SIODMAK
PRODUÇÃO: GEORGE WAGGNER
FOTOGRAFIA: JOE VALENTINE
MÚSICA: HANS J.SALTER
EFEITOS ESPECIAIS: JOHN P.FULTON
DIRECÇÃO ARTÍSTICA: JACK OTTERSON
MAQUILHAGEM: JACK PIERCE
COM: BELA LUGOSI (BELA) , LON CHANEY JR.( LARRY TALBOT/WOLF MAN) ,CLAUDE RAINS ( SIR JOHN TALBOT ) , WARREN WILLIAM ( DR.LOYD) , RALPH BELLAMY ( PAUL MONTFORD ) , PATRICK KNOWLES ( FRANK ANDREWS) , MARIA OUSPENSKAYA ( MALEVA ), EVELYN ANKERS ( GWEN CONLIFFE ) , FAY HELM ( JENNY WILLIAMS ) , FORRESTER HARVEY ( VICTOR TWIDDLE ) , J . M. KERRIGAN ( CHARLES CONLIFFE ) , DORIS LLOYD , HARRY STUBBS , HARRY CORDING , KURT KATCH , JESSIE ARNOLD , CAROLINE COOKE.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano