Ray Harryhausen - IT CAME FROM BENEATH THE SEA(1955)









Ray Harryhausen nasceu em 1920, e ainda criança assistiu The Lost World (1925) e King Kong (1933), ambos filmes com criaturas pré-históricas criadas com a técnica de animação chamada stop-motion, na qual miniaturas articuladas são fotografadas quadro a quadro para criar ilusão de movimento nO ecrãn. Ray encantou-se com aquilo e desde cedo começou a criar na garagem seus próprios filmes de animação, com apoio dos pais (a mãe ajudava nos figurinos, o pai ajudava a criar as estruturas mecânicas).
Ray Harryhausen o criador de especiais que marcou a história do cinema e a sua evolução no aspecto técnico.
Irei falar deste grande mestre do cinema fantástico ao longo de posts aqui colocados acerca das obras mais importantes de Ray Harryhausen.
Começo pelo digamos o seu grande primeiro filme de 1955 IT CAME FROM BENEATH THE SEA.
Ray Harryhausen criou um monstro destruidor para It Came from Beneath the Sea (1955), realizado por Robert Gordon (que mais tarde se dedicaria ao western televisivo das séries Maverick e Bonanza). Desta vez tratava-se de um polvo gigante atacando San Francisco e arrancando um pedaço da famosa Golden Gate Bridge. Com um orçamento baixo, Ray mostrou que sabia economizar de forma criativa e usou um polvo com somente seis tentáculos, detalhe que geralmente passa despercebido pelo público mas que fez grande diferença nos cofres da produção. Kenneth Tobey aparece novamente como herói militar (desta vez, comandante de submarino) acompanhado dos cientistas Faith Domergue e Donald Curtis.

Neste clássico de ficção científica de Ray Harryhausen , um enorme polvo radioactivo comete o terrível erro de se lançar contra o submarino do capitão Pete Mathews ( Kenneth Tobey) , levando o bravo comandante a persegui-lo por todo o oceano pacífico antes que ataque alguém.
Enquanto o exército apressa-se a desenvolver um torpedo especial capaz de penetrar no cérebro do polvo mutante e destruí-lo , o monstro de oito braços rapidamente descobre como sobreviver na terra. Impõe o caos na Golden Gate , levando os habitantes de São Francisco a fugir para salvar as suas vidas.
É realmente fantástico ver este ou rever este filme com aquele polvo fantástico de Harryhausen , numa técnica de animação stop-motion que na altura era a rainha dos efeitos especiais neste género de filme dos anos 50.
Nome Original: It Came from Beneath the Sea
Direção: Robert Gordon
Elenco: Kenneth Tobey, Faith Domergue, Donald Curtis, Ian Keith, Dean Maddox Jr., Chuck Griffiths, Harry Lauter, Richard W. Peterson, Tol Avery, Del Courtney,
País: EUA
Ano: 1955
Duração: 79 min
Cor: Preto e Branco (numa versão restaurada existe uma versão a cores)
O cinema é isto , descoberta,ideias,fantasias.....

Comentários

Fox disse…
Sorry. Look please here
Merr disse…
This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.

Mensagens populares deste blogue

O Discurso cartaz oficial

O Discurso rodagem em São Brás de Alportel

O Discurso Ante Estreia Nacional