Documente Videolab (livraria gato vadio )




Com uma nova sessão intitulada "DOCUMENTE Videolab", o Projecto Videolab dá seguimento à parceria com a Livraria-Café "Gato Vadio", no Porto, iniciada no dia 9 de Fevereiro.
Dedicada ao documentário, género cinematográfico em grande ascensão nos nossos dias, o evento, a decorrer no dia 3 de Maio (Sábado, 21H30), constará da exibição de um conjunto de 16 filmes e 2 instalações.
Os vários espaços da livraria servirão de tela para a exibição de obras que procuram abranger as diversas perspectivas deste género. Através da diversidade de espaços de visionamento (serão três os locais de projecção) procura-se recriar a multiplicidade de olhares que o documentário permite. Estamos longe da definição simplista deste género como representação da realidade ou verdade absoluta. Estes pontos de visionamento constituem-se como fragmentos da realidade e são, como afirmou John Grierson, um "tratamento criativo da realidade". A subjectividade é algo palpável e acompanha tanto o realizador como o espectador. Os vários locais de projecção simbolizam a fronteira entre o ficcional e o documental e o espectador escolhe a sua realidade, tal como o realizador nos deu a sua forma de ver o mundo.


O ABC DA NOSSA VIDA de Pedro Noel da Luz ( Portugal 20´44´´)

O vídeo documental " ABC da nossa vida " , é um filme sobre o antes o decorrer e o depois de uma peça de teatro com o mesmo nome. Esta peça de teatro escrita por Jean Tardieu , foi encenada por Duval Pestana durante o verão de 2006 e foi para o palco no mês de julho no centro cultural de Lagos. O grupo de teatro que representou a peça de jean tardieu é a OMINED-oficina municipal de iniciação à expressão dramática sediada em Lagos . O ABC é um documento de imagens sempre em movimento e não só , sobre os bastidores de um palco e das pessoas que se envolvem directa e indirectamente numa peça de teatro.
Parabéns ao meu grande amigo Pedro Noel da Luz por este documentário.
Imagem,montagem,realização :Pedro Noel da luz.

Programação em : www.projectovideolab.com
htpp://projectovideolab.blogspot.com
htpp://gatovadiolivraria.blogspot.com


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano