FICA 2009 - Um Festival Português? Um Festival Estrangeiro?


O FICA , Festival Internacional de Cinema do Algarve , é actualmente o festival mais antigo no nosso país , e merece esse título pela sua persistência ao longo dos anos!!!!
Mas o FCA é isso mesmo , somente o FICA , não evoluiu , não se renovou como festival de cinema numa região como o algarve onde reina a anarquia turística , e os eventos culturais , são de índole elitista , rotativa , e sem qualquer pressuposto de divulgação cultural de eventos de qualidade no algarve e dos seus artistas residentes , o que existe , é somente para encher o olho dos turistas que passeiam por cá , e encher a pança a muitos em beberetes hipócritas.!!!!
Se o FICA seria o mote ou alavanca do cinema no algarve , isso pelo que tenho visto e estado a atento não têm acontecido , o que me faz pensar em duas coisas :
porque razão o FICA festival internacional de cinema do algarve têm uma das suas sedes em Lisboa????!!!!!
porque razão o FICA ainda não elaborou no seu programa oficial uma secção somente para os realizadores algarvios????!!!!
Porque será??? Pensemos????
Um festival antigo com este historial , e que em meu ver não têm contribuido para a divulgação da região a divulgação do cinema nacional e em particular do cinema que se produz e realiza no algarve,lacuna ou somente indiferença,elitismo!!!!
Agora iremos reflectir sobre estes números :
FICA 2009 Selecção Oficial de Curtas Metragens
62 Filmes seleccionados
12 Filmes Portugueses
17 Filmes Espanhois
50 Filmes Estrangeiros
Estes são os números , agora cada um de nós tirará as suas conclusões!!!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano