Programação Oficial Arouca Film Festival 2009

Dia 21 Sexta-Feira

1ª Sessão Competitiva

“Para Além do Vale"Realização: António Soares Documentário 11' Arouca – Portugal 2009 Sinopse: É efectuada uma abordagem ao problema da desertificação na zona de Arouca, e tenta-se demonstrar que existem valores históricos, sociais, culturais, recreativos e turísticos que podem ser perdidos se não forem potenciados. O filme ilustra a beleza da Serra da Freita.

"Horácio Silva Pacita"Realização: Rui António Ficção 5' Faro – Portugal 2009 Sinopse: Horácio Silva Pacita, 25 anos, para alguns é peculiar e sentira-se toda a vida assim. Sofre de Triscaidecafobia, um medo irracional e incomum do número 13. Hoje, dia 13, uma sexta-feira, no mês de Fevereiro, será necessário dizer que é um dia de azar?

"Quarta Dimensão"Realização: Sara Oliveira Ficção 6' Porto – Portugal 2009 Sinopse: O tempo é ilimitável, silencioso, incansável, girando, apressando-se, repentino como um oceano abrangente, no qual todo o Universo nada com medo de se afogar. Deixa-nos mudos, porque não temos como falar sobre ele. Margarida, tenta a todo o custo fugir a esta maré e escapar do fim, procurando um caminho para o passado.

"Vídeo Recebido"Realização: Adriano Mendes Ficção 3' Sertã – Portugal 2008 Sinopse: Um ecrã de telemóvel em tempo real...

"Horn Dog"Realização: Bill Plympton Animação 4'30" Nova Iorque - E. U. América 2009 Sinopse: Estas são mais algumas desventuras do nosso cão valente, como um cão tende a tornar-se obeso, atacando ostras, e um perverso arco de violino assassino, enquanto tenta conquistar o amor de seu coração."

Aula de Yoga no 39"Realização: Gorduff e Cláudio Roberto Animação 5' Rio de Janeiro – Brasil 2009 Sinopse: Um praticante de Yoga tenta fazer os seus exercícios num ambiente mais natural, mas encontra alguns imprevistos.

"Recusa"Realização: Carlos Bartilotti Documentário 5'58" Matosinhos – Portugal 2009 Sinopse: Documentário sobre um poeta, um pianista e uma linha de caminho de ferro já desaparecidos.

"Exótica"Realização: Sérgio Cruz Experimental 5' Londres – Inglaterra 2009 Sinopse: Exótica é o resultado de uma residência em Maputo, em Março de 2008. O filme aparenta justaposições de fragmentos da floresta com recortes de edifícios de betão e rituais de dança e música capturados durante a residência em Maputo…

"Teatime"Realização: Tine Kluth Experimental 1'14" Londres – Inglaterra 2009 Sinopse: É Domingo à tarde. É aborrecido. Mas de repente as coisas ganham vida... É hora do chá!

"Vaga Mente"Realização: Gustavo Lucas Experimental 3' São Paulo – Brasil 2009 Sinopse: Uma poesia cinematográfica onde imaginação e realidade se misturam, no meio a Metrópole.

"A Audição"Realização: Francisco Campos e Henrique Bagulho Ficção 11’ Lisboa – Portugal Sinopse: Filipe é um reconhecido actor de teatro, porém ao longo da sua carreira nunca olhou a meios para atingir objectivos. Na sequência dum acidente de viação, entra em coma. É confrontado pela Morte num palco de teatro que lhe diz que está ali para uma audição. Se passar vive, caso contrário morre.

"Tu(a)mor"Realização: Fernando Franco Ficção 13' Madrid – Espanha 2009 Sinopse: A relação sentimental de Andrés e Sara é um organismo vivo.

"Tique - T.O.C."Realização: Eva Pereira, Miguel Marques, Filipe Marques e Paulo Brites Ficção 6'34" Águeda – Portugal 2009 Sinopse: Onde fica a fronteira entre a rotina normal e a repetição crónica? E se de repente, isolados no nosso quotidiano, o que nos transmite segurança deixasse de existir? Esta é história de Tó C. Prestes a descobrir que, sem motivo aparente, o seu dia-a-dia será alterado e todas as suas acções e atitudes deixam de fazer sentido. Talvez agora se enquadre melhor no socialmente correcto. Mas isso não o demove de querer voltar a ser quem sempre foi.

"Territorio Enemigo"Realização: Rodrigo Plaza Ficção 11' Madrid – Espanha 2009 Sinopse: Um soldado que foge do campo de batalha e se perde num bosque. Esfomeado e desarmado, encontra-se com um soldado inimigo, iniciando-se entre ambos um macabro jogo de vida ou morte.

"Lula"Realização: Ladi Bidinga Mpoyi Ficção 10' Bruxelas – Bélgica 2008 Sinopse: Lula, 18 anos, sonha tornar-se numa dançarina profissional de hip-hop. Esta é a forma que encontrou para esquecer a ausência do pai e o autoritarismo da mãe.

"An Application as Self-Portrait"Realização: Fumiko Matsuyama Documentário 1' Berlim – Alemanha 2005 Sinopse: A autora teve que fazer, num minuto, um auto-retrato em vídeo para um trabalho numa estação de radiodifusão australiana. Foi uma história verdadeira.

"Inferno"Realização: Adriano Mendes Ficção 8' Amadora – Portugal 2009 Sinopse: Após ser assassinado, um homem mata acidentalmente a Morte no caminho para o purgatório. Decide assumir o seu lugar e esta nova função oferece-lhe a oportunidade de transportar o seu assassino para o Inferno.

Dia 22 Sábado

2ª Sessão Competitiva

"Manitas"Realização: Paulo Abreu Ficção 5'40" Lisboa – Portugal 2008 Sinopse: Momentos na vida de dois carteiristas incompetentes.

"E.L.A. in Love at First Byte"Realização Fernando Sarmiento Animação 10' Buenos Aires – Argentina 2008 Sinopse: Numa aventura cheia de acção e de proporções épicas, seguimos a aventura final de E.L.A., uma jovem princesa guerreira, forçada a enfrentar o inimigo mais sombrio e a salvar a terra da destruição total.

"Irmãos Desastre II"Realização: Vitor Lopes Animação 1' Avanca – Portugal 2008 Sinopse: Os irmãos Desastre solucionam mais um problema.

"Loldini I"Realização: Vitor Lopes Animação 1' Avanca – Portugal 2008 Sinopse: Recordes impossíveis e mais além.

"Fragmentos: A Fórmula de Rubik"Realização: Miguel Peres Experimental 8' Setúbal – Portugal 2009 Sinopse: O cubo de Rubik gira e conta-nos diferentes versões de uma história de ciúme entre melhores amigos. Qual é a verdadeira versão?

"Manhã Triste"Realização: Hernâni Duarte Maria e Pedro Noel da Luz Ficção 11' Lagos – Portugal 2009 Sinopse: A história centra-se em dois personagens, um homem e uma mulher que têm uma vida em comum, Juvenal e Luísa Ivone que se comprometeram a ter um projecto de vida em comum, a partilharem a vida a dois, no mesmo espaço, na mesma casa. A acção do filme decorrerá num quarto em que dois se irão confrontar sobre que projectos de vida têm em comum e o que será partilhar a vida com alguém, ou talvez que a vida seja mesmo para não se levar a sério.

"Justify my Love"Realização Avelino Vieira Experimental 7'17 Arouca – Portugal 2009 Sinopse: Inspirado na “Nouvelle Vague”, um estilo cinematográfico francês para compor fotografia. São mulheres bonitas e com conhecimentos na alta sociedade. Além de dinheiro, muitas também procuram prazer, são prostitutas de luxo que fazem parte de uma comunidade secreta.

"Con dos Años de Garantía"Realização: Juan Parra Costa Ficção 17' Madrid – Espanha 2009 Sinopse: Berta, farta dos maus-tratos do seu marido, decide abandoná-lo. Este substitui-a imediatamente, mas a substituta não o satisfaz e ele pede à esposa para voltar.

"Em País Estrangeiro"Realização: Diogo Sousa Ficção 11' V.N. de Gaia – Portugal 2008 Sinopse: Lúcio entra na sala de estar. Babá está deitada no divã a ouvir música. Recebe-o com frieza e hostilidade, apesar da boa vontade do jovem apaixonado, que tudo suporta, com o estoicismo dos grandes românticos. Recusado um beijo na face, a água no deserto da privação, Lúcio perde as estribeiras e esbofeteia Babá, que não se fazendo rogada, responde na mesma moeda. Finda a contenda, Babá dá esperanças a Lúcio, pedindo-lhe que lhe ligue no dia seguinte. Para Babá, a aglutinação contraria as leis da lógica, e só se processa através da similitude.

"Black Sheep"Realização: Joana Vieira da Costa Video-Clip 3'44" Braga – Portugal 2009 Sinopse: Por vezes, a nossa voz pode apenas ser ouvida pelas criaturas que habitam o espaço… Aí, apercebemo-nos que estamos sós…

"Melancholic Ballad"Realização: João Costa Menezes Video-Clip 5' V.N. de Gaia – Portugal 2005 Sinopse: Vídeo de estreia da banda Fingertips. Um amor que se perde. A sugestão de um que se inicia.

"That's not really Funny"Realização: Tine Kluth Video-Clip 3'24" Londres – Inglaterra 2009 Sinopse: Um homem e uma mulher dançam um tango. Mas de baixo do erótico reside o ódio e a violência, amor e ódio estão muito próximos

"1111"Realização: M. F. Costa e Silva Ficção 9'53" Avanca – Portugal 2009 Sinopse: Um relógio, um cartão multibanco e um isqueiro. Um encontro prometedor mas onde o relógio, afinal, marca a hora em que alguém morre.

"Jesús, mi Jesús"Realização: Olatz Arroyo e Charly Planell Ficção 9' Madrid – Espanha 2007 Sinopse: numa qualquer noite, numa rua solitária, uma mulher caminha pelo passeio, outra espera dentro do seu carro. São Maria e Pilar amigas de infância. Um encontro casual, sem muito a dizer, acabará por ser o momento mais sincero e íntimo que jamais haviam tido as duas protagonistas.

“Irmãos Desestre III"Realização: Vitor Lopes Animação 1' Avanca – Portugal 2009 Sinopse: Os irmãos Desastre solucionam mais um problema.

"Lemuria"Realização: José Ratinho Ficção 22' Torres Novas – Portugal 2009 Sinopse: Uma nave espacial, um amor que não pode acontecer. A bordo de Lemuria, seis tripulantes atravessam o espaço. Daniel e Hannah nutrem uma relação amorosa que será bruscamente interrompida. Uma ameaça desconhecida está prestes a colocar o ponto final nesta história de paixão trágica. No entanto, será que tudo é o que aparenta ser?

"La Chica del KM.141"Realização: Alex Herrera e Javier Gómez Ficção 24' Madrid – Espanha 2009 Sinopse: A vida para uma jovem prostituta de estrada alterna entre os serviços que presta a todo o tipo de clientes e a perseguição do proxeneta. Nada parece mudar o rumo do destino desta mulher.

"Parking"Realização: Jorge Molina Ficção 11' Madrid – Espanha 2009 Sinopse: Um executivo prepara-se para comprar um carro…quando descobre que outra pessoa se adiantou.

Dia 23 Domingo

3ª Sessão Competitiva

"A escolha"Realização: Tito Fernandes Ficção 20' Barcelos – Portugal 2008 Sinopse: Enfrentar as diversidades da vida impostas pelas circunstâncias, pelo destino e pela influência das decisões, implica determinadas consequências, opostas à vontade própria dos factos.

"Geometria no Quotidiano"Realização: António Soares Ficção 5' Arouca – Portugal 2009 Sinopse: Projecto da Escola Secundária de Arouca que demonstra a eficácia de aplicação de tecnologias interactivas para a aprendizagem da geometria e sua relação com o quotidiano.

"El dia de los Muertos"Realização: Joana Vieira da Costa e Rui Tavares Animação 3’ Braga – Portugal 2009 Sinopse: Um caçador de prémios parte rumo ao México em busca de um tesouro sagrado. Mas o que acaba por desvendar é tudo menos sagrado…

"Kill the Surfers"Realização: Atelier Collectif Animação 3'23" Bruxelas – Bélgica 2009 Sinopse: Numa fábrica, nós seguimos o caminho do lixo, que após várias operações se transformará em algo novo.

"Like Crude Oil"Realização: Daniel Pardo Animação 4' Madrid – Espanha 2009 Sinopse: Um mundo escravo do petróleo. O desaparecimento do óleo de crude. Caos, anarquia, corrupção… e um homem que sabe demais.

"Os Transformadores"Carlos Silva e João Paulo Dias Animação 5'46" Avanca – Portugal 2009 Sinopse: Um extraterrestre, dois extraterrestres. Duas meninas, uma missão… na terra! Chegará a missão ao fim?

"Um menino, Uma flor"Realização: Caó Cruz Alves Animação 4' S. Salvador da Bahia – Brasil 2009 Sinopse: Um menino cuida de uma flor oferecendo-lhe todo o cuidado necessário para a sua sobrevivência e felicidade plena.

“Metrópolis Ferry"Realização: Juan Gautier Ficção 16' Madrid – Espanha 2009 Sinopse: David regressa de uma viagem a Marrocos com os seus irmãos. Na fronteira com Espanha um incidente e ele decide intervir.

"A Casa dos Mortos"Realização: Débora Diniz Documentário 24' Brasília – Brasil 2009 Sinopse: Bubu é um poeta com doze internamentos em manicómios judiciários. Ele desafia o sentido dos hospitais-prisões, instituições híbridas que sentenceiam a loucura à prisão perpétua. O poema A Casa dos Mortos foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicómios judiciários. São três histórias em três actos de morte. Jaime, António e Almerindo são homens anónimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internamentos, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos. Bubu é o narrador da sua própria vida, mas também do seu destino de morte.

Secção “O Cinema nas Escolas”

1ª Mostra de Filmes Escolares:

“Passeio pela Cidade dos Humanos”Realização: Carina Domingues ESEQ Animação 4'59'' Póvoa de Varzim 2009 Sinopse: Um menino triste e solitário encontra a amizade noutro menino muito parecido consigo. Habituado à vida na floresta decide acompanhá-lo até à cidade, onde se divertem a pregar partidas aos humanos. Num momento final, relembram os velhos tempos, os seus dias de juventude.

“Atitude”Realização: Clube de Artes Cénicas da E. S. de Arouca Ficção 7' Arouca 2008 Sinopse: A indiferença no mundo, na sociedade, na escola pode ser combatida com uma nova atitude por parte de todos. Podemos contar contigo?

“The Small Shave”Realização: Tiago Silva/Pedro Terror ESEQ Ficção 4'02'' Póvoa de Varzim 2009 Sinopse: Esta é uma sequela de "Yuri Quer Comer" onde se pode ver como Yuri modificou a vida do burguês, Joseppi Terror, que vive obcecado com a imagem do emigrante de leste. Neste episódio Joseppi é atormentado pelo emigrante, agora bem na vida e vendedor estabelecido de... Ups, é melhor verem o filme!

“Virtualmente Especial”Realização: Clube de Artes Cénicas da E. S. de Arouca Ficção 7'11'' Arouca 2009 – Estreia Sinopse: Alguém passa, os olhares cruzam-se e um novo contacto é adicionado à lista. Muito se fala, nada se diz. A ilusão reina e com o tempo, o sorriso desvanece. Felizmente, na realidade, posso encontrar o que é verdadeiramente especial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano