Cineclubes no Algarve! Para que servem? Uma miragem ou uma imagem desfocada?




Antes de falar , escrever sobre o movimento cineclubista no algarve tive o cuidado de me informar acerca deste assunto , e cheguei a uma conclusão , actualmente existem 4 cineclubes no algarve , Cineclube de Faro , Cineclube de Olhão , Cineclube de Tavira e Contramaré Associação Cultural de Portimão convertida em Cineclube de Portimão.
O mais antigo é o Cineclube de Faro nascido em Abril de 1956 sendo o 2º cineclube mais antigo do nosso país!!!
Os outros Cineclubes , tanto o de Olhão como o de Tavira não consegui encontrar qualquer referência ao seu historial pelo conseguinte depreendo de quem têm a responsabilidade de conduzir estas 2 entidades culturais , não as têm conduzido da melhor forma!!
O Contramaré é relativamente recente o seu surgimento deu-se no ano de 1994!!!
E , é neste panorama miserável que o Algarve contínua na busca da sua identidade cultural , numa de praia e festinhas que proliferam por aí!!!!
Não irei falar concretamente do trabalho efectuado por estes cineclubes mas sim cingir-me sim ao cerne da questão , para que servem os cineclubes?????
No meu ponto de vista que não interessa para ninguém , pois aprecio bastante falar para o boneco e como tal não me importa nada do que escrevo não seja lido nem re-lido nem comentado , é um plano estático que não têm fim , e como tal escrevo o que penso doa a quem doer e atinja quem quer que seja!!!!
Continuando , os cineclubes têm como objectivo principal educar e cultivar as pessoas na descoberta da 7ª arte , o Cinema!
Mas não se deve cingir só a mostras de cinema , mostrar , exibir um filme toda a gente sabe fazê-lo , é só alugar uma sala umas autorizações e temos uma mostra de cinema de um qualquer país ou de um qualquer tema!!!1
Os Cineclubes têm a obrigação e o dever de chamar o público para dentro das salas de cinema , mostrar os filmes não comercias , mostrar um cinema mais independente , debater temas ligados ao cinema , e uma série de eventos culturais de índole cinematográfica!!!!
Outro ponto extremamente importante é o de cativar os jovens para o cinema, e sobretudo no Algarve , onde reina a areia no rabo e os papos para o ar e nada mais do que isto!!!!
Existe um Cineclube em Portugal que têm feito este trabalho , o Cineclube de Avanca , através do Festival de Cinema de Avanca e das suas produções cinematográficas mais voltadas para a animação , isto sim , isto é um Cineclube , têm um festival de cinema , tem produção cinematográfica , tem um historial e sobretudo o reconhecimento a nível nacional e internacional!!!1
Porque razão no algarve os cineclubes não adoptam esta postura???
Embora saiba que o Contramaré , têm alguma produção de curtas metragens e um concurso de vídeo , já os outros cineclubes nada têm neste âmbito , é pobre , demasiado pobre para o algarve , é o desinteresse !!!!!
Porque razão não existe um grande festival de cinema de longas e curtas metragens no algarve com estes cineclubes todos juntos com o mesmo objectivo!!!1
Porque razão nos cineclubes não se fomenta a produção cinematográfica???
Porque razão estes cineclubes existem mas somente para exibirem uns filmezinhos????
Andam por aí alguns a fazerem umas mostras de filmes , filmezinhos e umas curtas metragens em locais designados de culturais mas onde se poderá constatar que é somente um enorme bocejo , uns tantos que se julgam cinéfilos ou têm pretensões a sê-lo!!!!
Também já o fiz , e o meu intuito na altura era de a Paradoxon Produções ser convertida em Cineclube , com produção própria , workshops,mostras de cinema independente,extensões de festivais , e uma série de ideias mas que todas elas forma pelo esgoto !!!
Mas é isto que eu penso que um cineclube deveria ser e deveria de fazer , não se limitar a exibir filmes empacotados e darem umas palestras aqui e ali , e mais umas exposições de cartazes , etc....
O que vemos por aí , é isto , os cineclubes a empacotarem filmes e a exibi-los numa qualquer sala de cinema alugada , com a clientela do costume os pseudo cinéfilos com aspirações a críticos ou a outra coisa qualquer !!!!
É o que temos e é com isto que podemos contar , o que se esperaria duma região como o algarve , areia,festas,pessoas sem cor sem intelectualidade , o desinteresse pelo cinema é gritante !!!1
É o Allgarve que temos , um plano estático esbatido em que as personagens são as do costume , um Allgarve em que o que interessa é o Allgarve e nada mais !!!!!
Tenho pena que assim seja , mas só existe um rumo , é o rumo do fazer algo do criticar do julgar do gritar e rebentar do explodir e sobretudo do escrever porque a escrita têm este dom chega a todos e a todo o lado !!!!
E que o cinema tenha melhores dias é isto que eu desejo!!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

O Discurso Ante Estreia Nacional