Documentário - Memória das Palavras -Urbano Tavares Rodrigues -Realização de António Castanheira


Documentário
Memória das Palavras - Urbano Tavares Rodrigues

Realização de ANTONIO CASTANHEIRA


Através da nossa curta metragem Manhã triste adaptada de um conto de Urbano Tavares Rodrigues recebi mutos mail de incentivo e das mais diversas propostas e opiniões, uma das quais foi do realizador António Castanheira autor do projecto Escritária e que na altura estava na fase final da rodagem do seu documentário Memórias das Palavras-Urbano Tavares Rodrigues.
Trocamos algumas impressões , porque através de conversas com Urbano teve conhecimento também da rodagem da nossa curta metragem.
E , eis que o documentário foi apresentado e agora editado , um documentário na primeira pessoa,para descobrir Urbano ou redescobrir a memória das palavras a escrita a vida do escritor Urbano Tavares Rodrigues .
Recomendo a quem gosta de bons documentários , e sobretudo de nível cultural excepcional de adquirir este documentário.


Urbano Tavares Rodrigues, na primeira pessoa, revisita uma longa vida de literatura. Procura, num filme de grande intimidade, as marcas que o passado inscreveu na sua escrita, a memória indelével contida nas suas palavras. Um documentário rodado ao longo de um ano para a primeira edição da Escritaria em Penafiel, a que se juntam pequenos filmes adicionais: depoimentos de personalidades como Mário Cláudio, João de Melo, Hélder Costa ou Cristina de Almeida Ribeiro sobre Urbano Tavares Rodrigues e uma curta metragem sobre todo o processo de construção da Escritaria em Penafiel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

O Discurso Ante Estreia Nacional