paradoxon logo flash

O Discurso

terça-feira, janeiro 08, 2008

A Infância de Ivan- de- Andrei Tarkovski























"Ivanovo Detstvo" (1962 - 91m)

SINOPSE
A Infância de Ivan, é o primeiro filme do visionário realizador russo, Andrei Tarkovsky. Um filme com um forte impacto emocional e visual, um portento dos muitos temas que Andrei Tarkovsky desenvolverá ao longo da sua lendária carreira. Ivan é um rapaz de 12 anos de idade que vagueia pelas terras russas, fronteiriças com a Alemanha, destruídas pela Segunda Guerra Mundial. Entre os sonhos arrebatados com a sua família ausente e uma realidade composta por crostas de lama e sangue, ficamos a saber que o seu pai, mãe e irmã tinham sido mortos pelos alemães e que desde então Ivan tinha ingressado nos Serviços Secretos do Exército Russo. Apesar de chocante, a sede de sangue e vingança é contra-balançada com a inocência dos seus sonhos e memórias e com a sua lírica ligação à terra, criando imagens de uma infância perdida e de um triste futuro. Protegido e amado pela sua família ocasional, os austeros oficiais russos, Ivan consegue permanecer no exército e acaba por ser colocado noutra missão, que o leva directamente para as linhas de fogo.
Interpretação - Nikolai Burlyayev, Valentin Zubkov, Yevgeni Zharikov, Stepan, Krylov, Nikolai Grinko, Dmitri Milyutenko, Valentina Malayavina
Realização - Andrei Tarkovsky
Argumento - Vladimir Bogomolov
Produção - Mosfilm
Fotografia - Vadin YusovTradução - Alexandre Bazine
REALIZADOR Andrei Tarkovsky
INTÉRPRETES Nikolai Burlyayev, Valentin Zubkov, Yevgeni Zharikov, Stepan, Krylov, Nikolai Grinko, Dmitri Milyutenko, Valentina Malayavina.
Já quase que me tinha esquecido deste grande filme da escola russa de cinema, onde tarkovski é um dos seus grandes realizadores.
Para quem não conhece deveria conhecer este comovente filme , e ao mesmo tempo filme politico , para quem o já conhece que o reveja.
O cinema têm destas coisas estamos sempre a recordar grandes filmes, e este a infância de ivan é um filme ímpar.






Sem comentários: