A História do Cinema, breve sintese...

Folheto-programa da primeira exibição pública do Cinematógrafo dos Irmãos Lumière, em 28 de dezembro de 1895 - Paris
Folheto da primeira exibição pública do Cinematógrafo dos Irmãos Lumière, em 28 de dezembro de 1895 - Paris


Estabelecer marcos históricos é sempre perigoso e arbitrário, particularmente, no campo das artes. Inúmeros fatores concorrem para o estabelecimento de determinada técnica, seu emprego, práticas associadas e impacto numa ordem cultural. Aqui serão apresentados alguns, no intuito de melhor conhecer esta complexa manifestação estética a qual muitos chamam de a 7ª Arte. De fato, a data de 28 de dezembro de 1895, é especial no que refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.

Este blog tem como objectivo divulgar a denominada 7ª arte, o CINEMA!
Darei enfase á evolução do cinema ao longo dos tempos, da sua origem atá aos nossos dias , falarei também em todos os aspectos técnicos referentes ao cinema, de realizadores, dos movimentos cinematográficos , mas o mais importante é mesmo falar de cinema , esta arte de fazer com que imagens estáticas tenham movimento, a arte de contar histórias, a arte de fazer cinema!
Também falarei da minha pessoa, visto que também estou ligado ao cinema, neste caso no novissimo formato, o digital, conto muito em breve divulgar aqui neste espaço os meus trabalhos , não por regozijo , mas somente por divulgação da arte de fazer cinema.
Espero que este blog seja um blog interventivo e acima de tudo de exposição da arte cinematográfica.
Que role o filme e comecemos a filmar....!!!!

Comentários

Anónimo disse…
boas.
O meu nome é Luis Fraqueza e ando a fazer um pequeno trabalho para escolar sobre a historia da camera de fimar.
Será k me poderia indicar alguns sites em que eu possa pesquiçar?

luis_fraquesa@hotmail.com

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano